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terça-feira, 10 de maio de 2011

A evolução da leitura e escrita: da decodificação aos múltiplos letramentos

Letramento é um termo relativamente novo, tendo sido introduzido no Brasil na década de 80, para atender a uma nova demanda educacional: não basta que as pessoas aprendam apenas a decodificar, mas que sejam capazes de fazer uso social da leitura e escrita.
Em decorrência dessa nova teoria surgiu a necessidade de o professor ampliar os seus conhecimentos teórico-metodológicos, considerando um  trabalho pedagógico a partir de gêneros encontrados em diversos suportes textuais, presentes na sociedade e que servem de ferramenta para o estudo da Língua.
Com o surgimento da Web 2.0 amplia-se significativamente as possibilidade de comunicação, interatividade. Com essa evolução, o termo letramento passa a ser utilizado para designar o processo de aquisição não apenas da leitura e escrita (letramento alfabético), mas de outros conhecimentos, como por exemplo, letramento digital, matemático, histórico, dentre outros.
Para que a escola absorva, em sua prática cotidiana, esses conceitos, torna-se fundamental o papel do gestor, propiciando aos educadores momentos de capacitação, planejamento coletivo, em que se discuta a necessidade de a escola ampliar as ações referentes à leitura e escrita, alterando metologias de ensino, integando-se ao mundo globalizado.
Para saber mais sobre o assunto, ler o texto: As Tecnologias Digitais e os Diferentes Letramentos José Armando Valente . 







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